28 de set. de 2010

Adaptar-se para comunicar

Texto produzido para a matéria de criação II ministrada por Nicole Coradin


Para os Relações Públicas a era digital criou uma incrível série de novos desafios que nunca poderia ter sido imaginadas pouco tempo atrás. Na verdade, um tipo totalmente diferente de ensino é agora necessário para falar sobre relações públicas para qualquer corporação, seja uma empresa de tijolo com um site corporativo ou um negócio 100% e-commerce.

No passado, os profissionais de relações públicas poderiam criar manchetes e frases espirituosas aliadas a bom textos e estratégias a longo prazo. Agora, com a proliferação das ferramentas de busca e compra pela Internet, os RPs devem deixar de lado a sua tradicional forma de escrita para se concentrar em chamadas que contêm frases que os usuários poderia digitar no google e ao ver um título bem escrito na página de buscas, o usuário clicaria no link levando-o diretamente site da empresa que o RP representa. Além disso, seu conteúdo deve ser cuidadosamente trabalhado para a otimização de palavras-chave que facilitam o rastreamento do site. Por último, mas não menos importante, temos as mídias sociais que precisam ser monitoradas para se ter a idéia exata do que as pessoas pensam sobre sua empresa. A premissa básica para o profissional de RP é entender que todos querem ser ouvidos, respondidos e que acreditam que mereçam uma atenção especial.

Alteração de conteúdo, prazos, pontualidade, como se lida com situações de emergência e controle de danos foram drasticamente alterados para um profissional de RP. No passado, os profissionais de relações públicas só tinham de competir com algumas das principais organizações e responder a um grupo conjunto de repórteres. Hoje, há uma enxurrada de blogs, sites de discussões de produtos, vídeos de notícias e conteúdo que as pessoas podem baixar instantaneamente. Junto a este mundaréu de informações ainda tem as mídias sociais com todo o seu poder de troca de informações rápidas. O conteúdo hoje é proliferado com tanta facilidade na web que as coisas mudam constantemente. Para encarar o desafio de ser um excelente profissional o relações públicas enfrenta um aumento na pressão e tem que agir na mosca ao mesmo tempo estar mais atento à produção de conteúdo original e cuidadosamente elaborado, que se manterá através do oceano de informação e desinformação do ciberespaço.


Nenhum comentário: